- As cigarras são insetos da ordem Hemiptera.
Uma cigarra é um inseto grande "tipo mosca", com grandes asas membranosas. Os machos emitem sons estridentes nas copas das árvores durante os meses de verão. Esses sons são usados para atrair as cigarras fêmeas para o acasalamento. Apenas os machos “cantam”, as fêmeas não cantam. - Uma cigarra pode medir entre 02 cm até 05 cm. A maior espécie é a Megapomponia imperatoria, que tem um comprimento de cabeça e corpo de cerca de 7 cm e de envergadura de 18 a 20 cm.
- As cigarras sofrem uma metamorfose incompleta, que inclui três estágios de desenvolvimento (ovo, larva e adulto), diferentemente das borboletas que sofrem uma metamorfose completa de quatro estágios (ovo, larva, pupa e adulto).
- Quanto tempo uma cigarra vive na fase adulta depende da espécie. O tempo de vida na forma adulta é de cerca de um mês. A cigarra na fase adulta existe principalmente para se reproduzir.
- Como todos os insetos, a cigarra tem três pares de pernas articuladas, uma cabeça, tórax e abdômen.
- As ninfas da cigarra se alimentam bebendo a seiva do xilema de várias espécies de árvores. Os adultos também se alimentam bebendo a seiva das árvores. As cigarras bebem em vez de comer.
- As cigarras têm muitos inimigos naturais, incluindo pássaros, morcegos, louva-a-deus, aranhas, ácaros, doenças fúngicas e a vespa matadora de cigarras.
- Em todo o mundo existem mais de 3300 espécies diferentes de cigarras.
- As cigarras quando se tornam adultos, vivem dentro e ao redor de plantas semelhantes às plantas hospedeiras, geralmente a mesma árvore em que nasceram.
- As cigarras pertencem a subclasse dos insetos pterigotos (insetos com dois pares de asas).
- As cigarras não são um inseto mordedor ou picante, nem são venenosas. As cigarras são relativamente inofensivas para o homem. Elas não têm ferrões para picar ou mandíbulas para morder.
- As cigarras apresentam reprodução sexuada, portanto, machos e fêmeas maduros devem estar presentes para reprodução ocorrer.
- As cigarras têm cinco olhos. Dois grandes olhos compostos e três pequenos olhos simples.
- Quase todas as cigarras cantam durante o dia, mas a que hora do dia elas cantam depende das espécies e do clima. As cigarras não cantam até morrer.
- As cigarras não são gafanhotos.
- As cigarras são uns dos insetos que produzem o som mais barulhento do planeta terra. O som que as cigarras produzem podem chegar até os 120 decibéis, é o mesmo volume de decibéis que o Rock in Rio produz.
- Na natureza existem dois tipos de cigarras: a cigarra anual e a cigarra periódica. As cigarras anuais podem ser vistas todos os anos. As cigarras periódicas podem ser vistas a cada 13 ou 17 anos.
- Cigarra cantando não é sinal de chuva, o macho canta para chamar a fêmea para o acasalamento, o acasalamento acontece entre a Primavera e o Verão, épocas do ano que mais chove. Tudo não passa de uma mera coincidência.
- Na Grécia Antiga, as cigarras eram consideradas uma iguaria. Hoje em dia as cigarras são muito consumidas na China, principalmente na forma de ninfas.
- Na China, a cigarra simboliza o renascimento e a imortalidade.
No Japão, a cigarra está muito associada com o verão. Para muitos japoneses, o verão somente começa oficialmente quando as cigarras começam a cantar.
Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.
Copyright © 2014- www.borboleta.org Todos os direitos reservados.